**QUAL É A VERDADEIRA UMBANDA**

Quando ouço o termo: Umbanda branca, Umbanda cruzada, Iniciatica,umbandomblé, popular, de caboclos, astrológica,
Fico a me perguntar como entender e confiar em uma religião que não tem a menor coesão de Conceitos e doutrina;
Como saber a onde mora a verdade e quem está com a verdade, pois o que vemos e um cabedal de conceitos e doutrinas em desacordo com os princípios apregoados pelo pioneiro e fundador da primeira religião genuinamente Brasileira o Sr Caboclo das Sete Encruzilhadas quando incorporado em seu inesquecível e saudoso Cavalo(médium) Zélio Fernandino de Morais na data de Quinze de Novembro de 1908
Estamos a inventar religiões ou este é um processo natural de seleção das “espécies”?, ou uma aberração de nossos entendimentos obscurecidos por séculos e séculos de erros escabrosos? , o que quer que seja só ficará realmente na genuína Umbanda do caboclo das Sete Encruzilhadas os médiuns que respeitam os conceitos da origem da sagrada Religião e que comumente se denomina na Umbanda de filhos de fé.
Particularmente eu vejo esse numero muito grande de dissidentes da genuína Umbanda como uma carência de um corpo doutrinário que mapeie a “rota” e os fundamentos desta construção trazida das esferas superiores para fazer lume nestas trevas de ignorância e falta de amor.
Pergunto onde esta os conceitos e doutrinas da Umbanda? , Respondo embora singela existe sim doutrina e conceitos e esta no primeiro discurso feito pelo Caboclo Das Sete Encruzilhadas no ano de 1908! , por serem simples e não obrigarem ninguém a nada foram esquecidos ainda no tempo da existência carnal de Zélio de Moraes e digo mais ainda por pessoas que se “formaram” com o mesmo, por isso chego a conclusão de que o ser humano precisa sofrer muito ainda para adquirir aquilo que um grande e conhecidíssimo espírito pediu a seu médium não tão menos conhecido, disciplina, disciplina, disciplina.
Deixo neste epilogo que não tenho a pretensão de unificar em um só corpo todas as religiões que se utilizam do nome da Sagrada Umbanda até porque sei me colocar em meu lugar, mas não vou deixar de emitir conceito sobre o que esta destoando em nossa religião, cada um pratica o que bem entender mas por favor não usem o nome da Sagrada Umbanda em vão.
Vamos estudar pois meios hoje é o que não nos faltam para bem podermos entender o que praticamos, sem nos tornarmos reflexo de nós mesmos ou para quem não entender a figura de linguagem sombra de nos mesmos, sem autenticidade e fazendo de nossa religião o que cada um desejar ao seu bel prazer e assim dando motivos aos nossos detratores de nos atacarem e nos chamarem de ignorantes e macumbeiros, por isso Umbandistas de fé acautelemo-nos a onde pomos os nossos pés .
Saravá a Umbanda saravá Pai Oxalá!!