** OGUM MERECE RESPEITO**

"(Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge, para que meus inimigos tendo pés, não me alcancem, tendo mãos não me peguem...)"

- Vejo algo de errado, mas não é com a oração acima, mas sim com quem a profere, que somos todos nós, crentes e devotos nas potestades ou divindades, nós todos gostamos ou dizemos que nos afinizamos com as forças de São Jorge ou no **sincretismo o orixá Ogum.

Vejo em casas e terreiros o orixá ogum ser venerado e adorado, com velas, oferendas e orações, com rogativas tais como : defender, manter meus inimigos inofensivos contra mim, afastar-me o mal, e etc.;
Guias e apetrechos para a defesa tal como os marginai usam para dizerem que tem o corpo fechado; Mas uma pergunta eu faço e nós diferenciamo-nos em que deste pessoal?, que ainda esta apegado aos ritos exteriores de baixo nível, não estamos fazendo igual aos ignorantes do conhecimento das leis do progresso ou só estamos preocupados em receber e barganhar com as divindades, que se a isso se prestassem, não seria por um pacote de velas ou um copo de cerveja.

Precisamos mudar de mentalidade e parar de achar que as divindades estão a nossa disposição, para trocar benefícios sem que para isso
tenhamos que dar a nossa prova de amor para com Deus, e esta prova é o nosso pregresso interior a nossa melhora a cada alvorecer.

Não precisamos ser perfeitos, mas precisamos todos os dias nos avaliar e perceber onde erramos e se erramos, e tentar acertar, é isso mesmo tentar, tentar e tentar, mas sempre estar a procura do progresso pessoal, só assim as divindades estarão amparando e protegendo os seus "filhos", dos ataques nocivos dos que querem perpetrar o mal como forma de governo no orbe terrestre.

Atentemo-nos para saber em que nível nos encontramos nas praticas de adoração,
se no nível celestial ou no dos charcos do umbral, pois isso fará a diferença, em nossa história aqui na terra das provas e expiações.
Salve Ogum, General e Mentor Espiritual da Umbanda!!!




**(Que resulta da união de diferentes filosofias, religiões)