QUEM É O DIABO 
 
Encaramos o mal apregoado por algumas religiões como duas forças, (maniqueísmo) bem e mal e que da igualdade de poderes a força das trevas chamadas de “diabo” e outros tantos termos distorcidos e manipulados por figuras que procuram comandar o seu “rebanho” através do medo incutido por uma figura aterrorizante como se fosse um deus do lado oposto, muito conveniente a quem quer através do medo comandar as mentes fracas de juízo, incapazes de fazer entendimento próprio, desta figura incoerente pois é má, e nas escrituras matou menos que Deus e em certas passagens dialoga com deus como um filho do mesmo, como na passagem de Jó, “ Chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Disse o Senhor a Satanás: "Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus, e se desvia do mal?" (Jó 1, 6 e, 8). Satanás, entretanto, desafia a integridade de Jó, e então Deus permite que Satanás interfira em sua vida, resultando na tragédia de Jó: a perda instantânea de seus bens, de seus filhos e de sua saúde.” 
  Na Bíblia, Deus da, de goleada no nº de mortes. 
De acordo com os relatos do livro, o Todo-Poderoso é responsável por exatas 2. 270. 365 mortes, enquanto o "coisa-ruim" ostenta em seu currículo de maldades apenas 10 eliminados. 
    ( https://super.abril.com.br/historia/quem-matou-mais-deus-ou-o-diabo/ ). 

             -VEJAMOS ALGUMAS NOMENCLATURAS PARA 
                                   O “COISA RUIM”: 

 - LÚCIFER: O nome possui os seguintes significados: (o brilhante, estrela da manhã” ou ainda, “portador da luz); O que dizer de um anjo criado por Deus perfeito e de tão perfeito quer ser Deus ou seja a uma incongruência na perfeição de Deus, ele cria alguém que de tão perfeito é imperfeito, lógico que isso nada tem a ver com Deus. A Bíblia mostra que Deus é o único que é onipotente, onipresente e onisciente, Ninguém é tão poderoso ou sábio como Deus e somente Ele consegue estar presente em todo lado ao mesmo tempo. As características de onipotência, onipresença e onisciência mostram que Deus está acima de toda criatura, e assim mesmo ele cria algo perverso que desafia a sua autoridade?, podemos perceber que algo não está certo nessa história, ou Deus não tem as características acima citadas ou ele não criou nem um anjo decaído; -Eu na minha pífia sabedoria acredito que essa história serve para amedrontar e fazer proselitismo para as igrejas terem poder e dinheiro, aliais o que a séculos o homem usa para manipular a razão de seu semelhante, vide as igrejas neopentecostais, aquelas que pregam a teoria da prosperidade mas para que isso aconteça na vida do fiel ele tem que doar para a igreja, eis uma bela forma de enriquecer os pastores que na maior parte do culto falam em demônio e dinheiro; Outra forma vil e secular de ter poder e dinheiro que é empregada pelos ditos pastores neopentecostais é a infiltração na política através de deputados, senadores..., e até mesmo Juízes da alta corte brasileira. Nada disso tem a ver com Deus e é preciso endemoniar tudo e todos que não comungam de sua religião pois assim adquirem poder e poder traz o vil metal pois quem o tem comanda aquele que tem menos ou que não tem nada. Vale apena lembrar que em apocalipse 22:16, Jesus faz a seguinte afirmação: Eu sou a brilhante estrela da manhã, traduzindo: Eu Jesus sou Lúcifer. Não diz que lúcifer é o nome de Jesus, apenas que ele é a luz do mundo, a estrela da manhã. O nome de Lúcifer não é mencionado no Antigo testamento, ele vem dos Livros Apócrifos (Livro de Enoc e dos Jubileus) ou seja livros que não foram aceitos pelo cristianismo, mas que mesmo assim se valeram de certas passagens destes livros para criar o deus do lado contrário, sim deus pois nos parece que o mesmo tem tanta força e poder quanto o Senhor o que é uma incoerência. 
  
 - SATANÁS: de origem hebraica (Shaitan) significa "acusador", “opositor” ou "adversário". Suas ocorrências mais antigas, portanto, não aludem a uma figura oposta a Deus, muito menos de algo que personifique o mal. "Ele era simplesmente o acusador, quase o que hoje se poderia chamar de promotor de Justiça", compara o teólogo Berkenbrock; No antigo testamento satanás só aparece Três vezes isto nos mostra que ele não tinha toda essa importância como o “coisa ruim”. 

 - DEMÔNIO: a raiz das palavras demo e demônio, dois dos muitos nomes do diabo, também deve ser buscadas na Grécia, mas o termo em questão aqui não é demos e sim daimon (“divindade, gênio”). Seu sentido entre os gregos antigos, bem diferente do atual, era o de espírito que atuava como mensageiro entre deuses e homens. A acepção de “espírito do mal, diabo” colou-se à palavra latina daemon na era cristã. Inclusive os filósofos da tradição socrática, como Platão, consideravam o demônio como um ser que guiava e inculcava conhecimentos aos humanos, claramente uma concepção hiperpositiva do conceito para os gregos. 
 
- BELZEBU: Deus das Moscas, refere-se ao desprezo que se tinha com o deus dos outros pois as oferendas ficavam nos altares, as dos fieis mais numerosos eram trocadas seguidamente e a dos outros fieis em menor numero ficavam largadas e com moscas portanto era o deus das moscas, claramente uma forma de desprezar o deus do outro ou das minorias. 
 
- DIABO: Palavra Grega, Diabolo é o contrário de Símbolo que é o que une (sim é o que une), (dia é o que separa) Diabolo é aquele que está separado, portanto diabo não é alguém e sim um conceito.
 
- CAPETA: A palavra capeta vem da junção da palavra capa com o sufixo -eta, que é um diminutivo, ficou associado ao diabo por causa de representações antigas do diabo, que o mostravam usando uma capa curta. 
 
- BAAL: Termo Aramaico que quer dizer senhor, baal era utilizado para quase todas as divindades da Terra- Ex: Esse é o Baal do amor, esse é o baal da Guerra e assim por diante, Inclusive Javé (Deus) era chamado de Baal Yawé ou seja senhor Yawé, senhor Javé; Curiosidade: A palavra belo é derivada de baal. 
 
- AZAZEL: (em hebraico: עזאזל) é o nome atribuído a um anjo, que seria encarregado da tarefa de levantar as faltas humanas e as enumerar perante o Tribunal Divino, durante o julgamento anual da humanidade ou seja era um “demônio” ou “Anjo” de Deus? pois tudo que tem (EL) é de Deus, EX: Israel, Gabriel, Micael que na bíblia são todos anjos de Deus. 

- MAMON: É uma interpretação errônea pois sua tradução literal quer dizer dinheiro; Não existe nem um deus e nem um diabo com o nome de mamon, pois mamon se refere a dinheiro; Em Lucas 16:13”Ninguém pode servir a dois senhores ou odiará um e amará o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro, não podeis servir a Deus e a mamon; Mamon representa para a igreja o segundo pecado capital a avareza; Ganância e avareza é um dos sete pecados capitais, transformados em 1589 pelo bispo alemão Peter Binsfiel em demônio, pois o mesmo relacionou os sete pecados capitais com sete demônios. 
 No velho testamento as esmagadoras vezes em que o homem tem que ser punido é Deus quem o faz tal como a expulsão de Adão e Eva do paraíso, no dilúvio, no êxodo (as dez pragas) contra os Egípcios e etc; É um deus belicoso que protege o seu povo e massacra quem não o exalta como deus, não precisa ser nenhum gênio da raça para observarmos que este conceito de deus está mais para um governante aqui mesmo da terra e não um Deus criador do universo todo bondade todo perfeição. 
 
- Ainda lembrando temos o caso da demonização de Exú que na atualidade fica obvio e patente que é mais uma estratégia dos pastores evangélicos, atribuir ao orixá ou a espíritos guias a qualidade de “coisa ruim”, pois assim podem os mesmos terem um inimigo a combater e aglutinar mais e mais pessoas que não conhecem o Orixá ou os espíritos que se denominam exu e os tem como inimigo do bem e com isso poderem “Roubar” os seus fieis (Rebanho) crentes de que contribuindo para a sua igreja Deus os libertará das garras do “coisa ruim”. Cabe a nós seres pensantes do espiritismo esclarecer aos que desejarem conhecer, inclusive aos próprios Umbandistas e Candomblecista que nos parecem perdidos nestes conceitos deturpados de Exú, pois prestem bem a atenção se nem o diabo é diabo quanto mais Exú o é. Deus não tem um antagonista MOR, nós somos os antagonistas de Deus, a criação está feita e perfeita e cabe a nós no livre arbítrio, facilitar ou dificultar a nossa estadia aqui no planeta Terra. 
 
- O diabo não existe, mas o homem o criou à sua imagem e semelhança.                                 
                     (Dostoiévscki os irmãos karamazov) 

                                                                                              
                                                                                        Por:(Gigio Reis)